quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

MATEMÁGICA - Descobrindo qualquer número de 1 a 63

Olá caros colegas e amigos!

As tabelas abaixo fazem parte de uma atividade que tenho feito nas turmas de 2015. Distribui as tabelas sobre a mesa de casa e uni todas com fita adesiva para ficar mais prático de carregar.
Na sala foi pedido para que um(a) estudante pensasse em um número de 1 a 63 e na sequência indicasse em quais tabelas de números esse número se encontrava. A partir daí, é possível dizer com exatidão qual o número pensado.
Legal de ver a empolgação deles(as) em tentar saber qual o segredo. Logo que expliquei que era preciso cálculo mental e observar e adicionar o primeiro número de cada tabela indicada pelo visitante e, como num passo de mágica, eles acertaram os números pensados.
Fiquei de postar as tabelas para que eles imprimissem e continuassem fazendo a atividade em casa ou com amigos. Seguem abaixo.
 Para mais detalhes veja o livro "Mistério dos números" do professor José Nivaldo Monteiro dos Santos.

 






quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

A FLOR COM FRAÇÕES

Darei mais detalhes sobre a atividade da construção da flor com as simplificações fracionárias a Alex Reis, amigo de Conceição do Coité - Bahia, refiz a atividade, embaralhei e coloquei instruções em cada folha. 
Ao separar os grupos cada grupo recebe duas das quatro folhas e a missão montar a flor com o centro tendo uma fração irredutível e as 5 pétalas sendo frações equivalentes. Cada flor precisa possuir apenas frações equivalentes.
Observe que, em cada folha as frações não estão todas equivalentes, o que obriga os grupos a sugerirem trocas entre si e motiva o uso de simplificações de frações e múltiplos de um número. É interessante observar que os conjuntos foram distribuídos em conjunto de quatro impressões, para que todos os grupos consigam montar suas flores.
Se dispor de cartolina ou papel A3, pode pedir que pintem uma paisagem que dê beleza ao painel que intitulo: Jardim das frações.



6º ANO CPM NO MUSEU

Em 10 de outubro de 2014 os estudantes do CPM - DIVA PORTELA também fizeram uma visita ao museu Casa do Sertão na UEFS, onde participaram de cursos de pintura indígena, isogravuras e modelagem em barro.
VISITA AO MUSEU E OFICINAS DIVERSAS
Foi uma tarde muito proveitosa, já que todos se envolveram nas oficinas e trocaram experiências com os ministrantes. Na sequência, estendemos várias esteiras e fizemos um piknic em baixo das árvores e quiosques na área do museu. 
Fizemos sorteio de pipas e dinâmicas com matemática e fechamos a tarde cantando de volta no transporte.