domingo, 21 de setembro de 2014

ABERTO DO CUCA E NOSSA IDA A UEFS

No dia 19 de setembro de 2014, eu, professora Simone, Débora (bibliotecária da escola) e a Professora Kátia (diretora do CEB- UEFS) acompanhamos minhas turmas de 6º (B e D) ano ao Museu Casa do Sertão, localizado na UEFS, para participarmos do Aberto do CUCA (Centro Universitário de Cultura e artes) nas oficinas de isogravuras e construção de maracás com material reciclado. O convite me foi estendido pela Diretora do Museu Cristiana Ramos e foi de pronto aceito.
Como seriam apenas duas oficinas não foi possível levar as 4 turmas minhas, então usamos o critério seguinte: duas turmas iriam para o Aberto e duas iriam para a Feira do livro que ocorrerá esta semana.
Fiquei contente ao ver os meninos e meninas interagindo bem com os instrutores, curiosos por conhecer índios da região de Pernambuco e desmistificarem a ideia de que índio é só na Amazônia, passamos uma manhã trocando experiências e fazendo diversas construções.
Pessoalmente participei da oficina de isogravuras e gostei do resultado do meu aprendizado e quanto aos meninos e meninas, ficaram contentes e acredito que o aprendizado neste dia foi muito significativo. 
curso de isogravuras
 No curso de isogravuras, mostrou-se aos estudantes  um pouco da arte da xilogravura através da utilização de um material mais flexível e de fácil manipulação que é o isopor. Através de desenhos gravados nas pequenas placas de isopor, eles puderam  vivenciar parte do trabalho de um artesão que trabalha  com entalhe e impressão das xilogravuras.
curso de construção de maracás
Já na construção de maracás com material reciclado todos trocaram conhecimento com os monitores indígenas e após contruirem seus innstrumentos, fizeram a dança da chuva em uma grande roda.

ENCONTRO CEB-UEFS E CPM

No dia 20 de setembro de 2014, organizei um encontro para meus(minhas) estudantes dos dois colégios em que trabalho. 
A ideia era proporcionar uma manhã onde entrosamento entre minhas 8 turmas no auditório do Colégio da Polícia Militar - CPM Diva Portela. O encontro teve início as 7:30 com explicações desde o fundamental sobre frações até as operações. Muitos estudantes tiraram dúvidas e lançaram várias perguntas no primeiro momento onde eu explanava do palco e eles(elas) faziam as inferências desejadas. 
Eu imaginava que muitos aceitariam o convite de estudarem durante um sábado pela manhã, porém, o número superou minhas expectativas, pois sabia que a maioria depende da disponibilidade dos pais para os levarem em um dia não letivo.
Tive apoio da direção das escolas, que se fizeram presentes na pessoa professora Lúcia Oliveira (vice-diretora do turno vespertino) a soldado Lessa, também estiveram presentes Luciene (mãe de Luciana) e outras mães e soldado que no futuro postarei seus nomes.

auditório as 7:30 da manhã - atividade não obrigatória
Todos foram incentivados a levarem lanches para fazermos um lanche coletivo, cada um se serviria do que trouxe o do que outros trouxeram foi um sucesso.

Mesa do lanche coletivo - fartura e diversidade

Kauan dando exemplo ao servir os colegas
Obrigado pela ajuda!
 Muitos dos estudantes entenderam a intenção e se integraram com cortesia e acolhimento, ficando a desejar apenas um caso isolado de estranhamento entre os meninos mas que foi sanado numa partida amistosa de futebol com uma garrafa, já que não tinhamos bola.
Integração entre os participantes
No segundo momento modifiquei a programação por conta do espaço que não propiciaria fazer a atividade como pensei (e eu tinha dormido as 1:00 da madrugada para fechar os preparativos para essas atividades), fiz o bingo que havia prometido a muito, desde a 1ª unidade. O  sorteio do bingo foi feito com potências e raízes  quadradas e foi uma festa.
Espero que todos tenham tirado muito proveito desta manhã e que nas próximas avaliações possam se sair muito bem!

turma do CPM puxando gritos de guerra durante o intervalo
Como veem, tenho muito orgulho desses rapazes e moças que escolheram dedicar seu sábado aos estutudos. Logo abaixo segue o convite em forma de folder que foi enviado para casa.
modelo do folder
 


palavras chaves: ensino de matemática, números racionais, frações, encontro com estudantes, aulões, educação matemática.