domingo, 21 de setembro de 2014

ABERTO DO CUCA E NOSSA IDA A UEFS

No dia 19 de setembro de 2014, eu, professora Simone, Débora (bibliotecária da escola) e a Professora Kátia (diretora do CEB- UEFS) acompanhamos minhas turmas de 6º (B e D) ano ao Museu Casa do Sertão, localizado na UEFS, para participarmos do Aberto do CUCA (Centro Universitário de Cultura e artes) nas oficinas de isogravuras e construção de maracás com material reciclado. O convite me foi estendido pela Diretora do Museu Cristiana Ramos e foi de pronto aceito.
Como seriam apenas duas oficinas não foi possível levar as 4 turmas minhas, então usamos o critério seguinte: duas turmas iriam para o Aberto e duas iriam para a Feira do livro que ocorrerá esta semana.
Fiquei contente ao ver os meninos e meninas interagindo bem com os instrutores, curiosos por conhecer índios da região de Pernambuco e desmistificarem a ideia de que índio é só na Amazônia, passamos uma manhã trocando experiências e fazendo diversas construções.
Pessoalmente participei da oficina de isogravuras e gostei do resultado do meu aprendizado e quanto aos meninos e meninas, ficaram contentes e acredito que o aprendizado neste dia foi muito significativo. 
curso de isogravuras
 No curso de isogravuras, mostrou-se aos estudantes  um pouco da arte da xilogravura através da utilização de um material mais flexível e de fácil manipulação que é o isopor. Através de desenhos gravados nas pequenas placas de isopor, eles puderam  vivenciar parte do trabalho de um artesão que trabalha  com entalhe e impressão das xilogravuras.
curso de construção de maracás
Já na construção de maracás com material reciclado todos trocaram conhecimento com os monitores indígenas e após contruirem seus innstrumentos, fizeram a dança da chuva em uma grande roda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários e ajude a mim e a outros na troca de nossas experiências.