sexta-feira, 10 de maio de 2013

QUEBRA-CABEÇA COM MULTIPLICAÇÃO

No inicio do ano na Escola Estadual Monsenhor Mário Pessoa, utilizei o quebra-cabeça da multiplicação com os estudantes da 5ª série, do Fundamental, para averiguar como andava o cálculo mental, quanto da tabuada de multiplicar estava memorizada na mente dos estudantes e também a sua relação com a disciplina.
Grupo concluindo o quebra-cabeças de Multiplicar
A atividade deixou todos envolvidos e a orientação era que, aa medida que uns fossem terminando passassem a ajudar os outros grupos (constituídos de 3 a 4 estudantes). A atividade pode ser desenvolvida em diversas séries, consta de 24 peças, triangulares (equilatera) onde são colocados multiplicações e seus respectivos resultados, ao final do jogo os estudantes deverão ter montado um hexagono regular.
A atividade propícia a interação e um bom relacionamento entre os alunos, rever cálculos e o estudo de formas geométricas. Abaixo um modelo de quebra-cabeças com multiplicação.
Imprima uma para cada três cópias da folha abaixo, em seguida recorte, una com a página abaixo e separe os quebra-cabeças.



Nesta página precisa de uma das partes da cópia acima, não esqueça, são 24 peças.
 
   Baixe o arquivo, crie e monte seu próprio quebra-cabeças com o assunto que desejar. construa tambem com seus estudantes.
Monte seu quebra-cabeças





3 comentários:

  1. Parabéns professor, está desenvolvendo um excelente trabalho, isso mostra que a educação nesse nosso país ainda é levada a sério. Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  2. parabéns mestre vou adotar sua idéia muito obrigado

    ResponderExcluir

Deixe aqui seus comentários e ajude a mim e a outros na troca de nossas experiências.