Hoje trabalhei com o 7º ano o jogo matix, esta foi a segunda aula que utilizamos a atividade para trabalharmos números inteiros relativos. Desta vez fizemos um campeonato para vermos se as estratégias evoluiram e como os estudantes estavam fazendo cálculos com inteiros.
Esta atividade eu adaptei da revista Nova Escola (edição 177, nov. de 2004), fiz no corel draw um tabuleiro colorido e as peças dando um acabamento mais atrativo. Recentemente confeccionei os envelopes com as instruções para que os estudantes pudessem jogar sozinhos quando bem desejassem, já que o jogo é muito divertido e envolvente.
Coloquei as imagens do jogo abaixo, podem baixar o jogo, jogar e depois ver como se saem seus(suas) estudantes.
Na sala de aula usei o franelografo e, com as peças tamanho grande, trouxe os estudantes para o quadro e travamos uma batalha de conhecimento. Obs.: Para quem não se lembra, o franelografo ou o carpete pode segurar impressos, desde que seja colado um pedaço de lixa de parede (nº 80 ou 50) atrás do impresso de cada peça do jogo (a colagem da lixa pode ser feita com cola quente). Tente, é muito interessante!
Estudante jogando matix no franelografo. 2013 |
matix individual usado pelos estudantes |
modelo do envelope para as peças do matix. |
tabuleiro e peças do jogo |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seus comentários e ajude a mim e a outros na troca de nossas experiências.