sábado, 1 de junho de 2013

DIA DA MATEMÁTICA - GINCANA

No mês de maio é comemorado o Dia da Matemática em diversas unidades escolares do Brasil. Esta atividade foi desenvolvida nas duas unidades em que trabalho, onde foram organizados stands e uma gincana com atividades voltadas a sustentabilidade e Matemática. As provas da gincana usaram montagem de figuras com tangran, quebra-cabeças com multiplicação (veja neste blog o jogo), um game com perguntas que foram elaboradas por professores das diversas áreas do conhecimento e que envolviam aplicação da matemática em várias situações.
Um dos destaques foi a utilização da torre de Hanói como prova da gincana, foi muito bom ver os estudantes treinando e se divertindo como jogo.

Estudante com a Torre de Hanói
A Gincana conseguiu recolher mais de 3000 garrafas pet´s, latinhas e baterias de celular. Esses recicláveis serão vendidos e revertidos em atividades voltadas para os estudantes.
Veja como ficaram as atividades no Monsenhor Mário Pessoa:


Atividades:
Recolhimento de materiais recicláveis – Os estudantes terão de recolher os seguintes materiais:
Latinhas de alumínio – 10 pontos
Latinhas de ferro – 5 pontos
Pet 2 litros ou mais – 10 pontos
Pet de 1 a 1,75 litros – 5 pontos
Pet inferior a 1 litro – 3 pontos
Bateria – 5 pontos
Bateria de celular – 10 pontos
Apresentação de coreografia com o tema reciclagem: (100 pontos – 40 cumprimento da prova, 30 criatividade e 30 beleza da apresentação) músicas tema: mixturação de Carlinhos Brown ou reciclavél de Asa de águia
Desfile de moda: apresentação de 3 vestes (moda festa, passeio e esporte fino ou social. 100 pontos cada roupa sendo 40 cumprimento da prova, 30 criatividade e 30 beleza e acabamento)
Apresentação de Paródia com a Matemática: (80 pontos – 20 cumprimento da prova, 30 criatividade e 30 adequação ao tema. Melhor paródia ganha 100 pontos extra). Tema: a beleza da matemática. Obs.: o playback é de responsabilidade da equipe.
 Corrida Animal: (100 pontos para 1º colocado, 50 pontos para 2º colocado , 30 pontos  para 3º colocado em diante)
 Descobrindo formas com o tangram:  (50 pontos por cada forma montada correta) Serão distribuídas 4 formas aos grupos
Corrida dos números;
Torre da Hanói: (150 pontos para 1º colocado, 100 pontos para 2º colocado , 50 pontos  para 3º colocado em diante)
Jogo da memória com tempo de decomposição dos materiais: (30 pontos cada acerto)
Quebra-cabeça da multiplicação:  150 pontos para 1º colocado, 100 pontos para 2º colocado , 50 pontos  para 3º colocado em diante)
Game Final (Resolvendo desafios a partir de jogos (sugestão 01: Ganha quem chega à zero; sugestão 02: 10 perguntas envolvendo cálculos utilizando ciências, geografia e história; cada acerto 100 pontos).
 
Aproveito para agradecer a cooperação das(os) colegas, sem as quais esse evento não teria o brilho que teve. Foi um Dia da Matemática multidisciplinar.
Caso tenha alguma dúvida, envie por email: prof.crist@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários e ajude a mim e a outros na troca de nossas experiências.