segunda-feira, 15 de julho de 2013

QUEBRA CABEÇAS COM SOMA DE FRAÇÕES

caros e caras colegas,

Estou adicionando um novo quebra cabeças. Desta vez utilizando a soma de frações com o mesmo denominador. 
Esta atividade tem ajudado os estudantes a trabalharem a noção básica de soma de frações quando os denominadores são iguais e ao final da montagem a aparência é de uma estrela ninja.
para jogar dividimos os estudantes em grupos com cerca de 4 pessoas e pedimos que eles unam as operações com seus respectivos resultados, sempre tendo em mente que todas as 18 peças formam uma figura só.
Eu e os estudantes do grupo de estudos (jovens do 7º ano, matutino) estamos nos preparando para apresentar oficinas em outras escolas para outros estudantes do 5º e 6º ano e elegemos, dentre outras, esta atividade para que eles demonstrem aos alunos, das outras unidades de ensino, como operar de forma simples e gostosa.
Baixe, recorte e tente montar você também.

Palavras chaves: Educação matemática, jogos de matemática, jogos com frações.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

O DOBRO OU NADA

Esta atividade visa trabalhar o cálculo mental e trabalhar a multiplicação por 2 (dobro), que apesar de muito simples, os estudantes têm pouco domínio até o final do fundamental II, em muitas unidades escolares. Por isso, uma das atividades que tem dado bons resultados no incentivo ao cálculo mental é a corrida do "Dobro ou nada".
Como jogamos:
Versão 01
O professor coloca grupos de 5 estudantes enfileirados com suas cadeiras. Os estudantes a frente da fileira recebe uma das tabelas individuais (cópia da tabela 01) e após o professor dizer um número ele deverá escrever o dobro do número dito pelo professor e passar a tabela para traz para que o(a) colega possa escrever o dobro do número encontrado por ele, assim vai até o último participante. Este por sua vez, deverá levar a tabela até o professor (ou local combinado) e verificamos os resultados, cada acerto vale 5 pontos e a cada rodada a equipe que conclui as respostas primeiro masca 5 pontos também (independente de estarem certos ou errados os resultados). Após a conferência dos resultados o(a) estudante que estava no final da fila deve assumir a primeira cadeira e todos mudam para a cadeira logo atrás de sí e fazemos nova rodada. Ao final, verificamos a pontuação de cada grupo.

Tabela 01 - Para trabalhar individualmente
Versão 02 - O professor coloca grupos de 5 estudantes enfileirados em pé e fixa para cada grupo uma tabela (Tabela 02 - impressa em papel A4 ou A3) distante alguns metros do grupo, os estudantes a frente da fileira recebe um pincel atômico e após o professor dizer um número da tabela ele deverá escrever o dobro do número dito pelo professor e passar o piloto para para  o(a) colega, que só poderá ir até a tabela escrever o próximo número da linha escolhida de posse do piloto (que servirá tipo um bastão de corridas olímpicas), assim vai até o último participante. Este por sua vez, deverá levar o piloto até o o(a) primeiro(a) estudante. Daí verificamos os resultados, cada acerto vale 5 pontos e a cada rodada a equipe que conclui as respostas primeiro masca 5 pontos também (independente de estarem certos ou errados os resultados). Após a conferência dos resultados o(a) estudante que estava no final da fila deve assumir a primeira posição na fila e todos mudam para a posição logo atrás de sí e fazemos nova rodada. Ao final, verificamos a pontuação de cada grupo.



Tabela 02 - Para trabalhar com o grupo.

Estudantes da 5ª série 2012 participando da atividade

STOP DA DIVISÃO

lá colegas, peço desculpas pela demora em novas postagens. 
Desta vez postarei uma atividade que envolve agilidade e cálculo mental, que é o "stop da divisão" (extraído de JARANDILHA, Daniela; SPLENDORE, Leila. Matemática já não é problema. São Paulo: Cortez, 2005). É uma atividade simples e que requer que os estudantes estejam afiados nas quatro operações, mais evidentemente a divisão é claro! O ambiente de troca da turma é muito bom e todos vivenciamos ótimos momentos, nesta atividade.
Abaixo transcrevo a descrição do jogo e anexo as tabelas que utilizo(tantos as de uso individuais quanto a que uso quando quero trabalhar com os grupos cada estudante respondendo um dos quocientes.

Esta atividade auxilia:
  • A desenvolver a habilidade de cálculo mental para a divisão. 
Você vai precisar de:
  • Papel sulfite para construção das tabelas;
  • Cartolina para as fichas;
  • Um saquinho.
Procedimento:
  • Construir com os alunos uma tabela como esta:
N° sorteado
: 2
:3
: 4
: 6
Total
























  • Providenciar também um saquinho com fichas de números que possam ser divididos exatamente por aqueles da tabela. Exemplos:
12                    24                    36                    48                    60
  • Retirar um número do saquinho e pedir aos participantes que preencham a tabela anotando todos os quocientes desse número (conforme pedido na tabela):

N° sorteado
: 2
:3
: 4
: 6
Total
12
6(5)
4(5)
3(5)
2(5)
25 pontos
24
12(5)
8(5)
6(5)
4(5)
25 pontos












  • Explicar aos alunos que quem preencher primeiro diz “stop” e todos devem parar.
  • Corrigir as divisões no quadro, atribuindo cinco pontos a cada acerto.
Este é um momento para trabalhar múltiplos e divisores e regra de divisibilidade.

QUOCIENTE: resultado da divisão
DIVISOR: número pelo qual se divide o outro duas ou mais vezes.
REGRAS DE DIVISIBILIDADE: um número é divisível por:
2 – quando termina em 0, 2, 4, 6 ou 8, isto é, quando é par.
3 – quando a soma dos valores absolutos de seus algarismos for divisível por 3.
4 – quando os dois últimos algarismos forem 0 ou formarem um número divisível por 4.
5 – quando o número termina em 0 ou 5.
6 quando é divisível por 2 e por 3.
9 – quando a soma dos valores absolutos de seus algarismos for divisível por 9.
10 – quando termina em 0.

 VARIAÇÃO - organizo os estudantes em filas (grupos de quatro ou cinco quando não uso a tabela 02) e cada grupo em fila manda um de seus representantes para escrever o resultado da divisão na tabela, que fica fixa no quadro e distante do grupo alguns poucos metros. O estudantes que iniciam a rodada devem ir para o fim da fila após cada rodada, para que haja o revezamento entre eles.


Tabela 01 - Folha com tabelas induviduais
Tabela 02 - Tabela para impressão em A3 ou A4


Foto 01 - Estudantes da 5ª série se misturaram na ansia de responderem certo as divisões, até o vigilante quis dar palpite.