lá colegas, peço desculpas pela demora em novas postagens.
Desta vez postarei uma atividade que envolve agilidade e cálculo mental, que é o "stop da divisão" (extraído de JARANDILHA, Daniela; SPLENDORE,
Leila. Matemática já não é problema.
São Paulo: Cortez, 2005). É uma atividade simples e que requer que os estudantes estejam afiados nas quatro operações, mais evidentemente a divisão é claro! O ambiente de troca da turma é muito bom e todos vivenciamos ótimos momentos, nesta atividade.
Abaixo transcrevo a descrição do jogo e anexo as tabelas que utilizo(tantos as de uso individuais quanto a que uso quando quero trabalhar com os grupos cada estudante respondendo um dos quocientes.
Esta atividade
auxilia:
- A desenvolver a habilidade de cálculo mental para a divisão.
Você vai precisar de:
- Papel sulfite para construção das tabelas;
- Cartolina para as fichas;
- Um saquinho.
Procedimento:
- Construir com os alunos uma tabela como esta:
N° sorteado
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: 2
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:3
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: 4
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: 6
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Total
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- Providenciar também um saquinho com fichas de números que possam ser divididos exatamente por aqueles da tabela. Exemplos:
12 24 36 48 60
- Retirar um número do saquinho e pedir aos participantes que preencham a tabela anotando todos os quocientes desse número (conforme pedido na tabela):
N° sorteado
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: 2
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:3
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: 4
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: 6
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Total
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12
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6(5)
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4(5)
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3(5)
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2(5)
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25 pontos
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24
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12(5)
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8(5)
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6(5)
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4(5)
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25 pontos
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- Explicar aos alunos que quem preencher primeiro diz “stop” e todos devem parar.
- Corrigir as divisões no quadro, atribuindo cinco pontos a cada acerto.
Este é um momento para trabalhar múltiplos e divisores e
regra de divisibilidade.
QUOCIENTE: resultado
da divisão
DIVISOR: número
pelo qual se divide o outro duas ou mais vezes.
REGRAS DE
DIVISIBILIDADE: um número é divisível por:
2 – quando termina
em 0, 2, 4, 6 ou 8, isto é, quando é par.
3 – quando a soma
dos valores absolutos de seus algarismos for divisível por 3.
4 – quando os dois
últimos algarismos forem 0 ou formarem um número divisível por 4.
5 – quando o número
termina em 0 ou 5.
6 quando é
divisível por 2 e por 3.
9 – quando a soma
dos valores absolutos de seus algarismos for divisível por 9.
10 – quando termina
em 0.
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VARIAÇÃO - organizo os estudantes em filas (grupos de quatro ou cinco quando não uso a tabela 02) e cada grupo em fila manda um de seus representantes para escrever o resultado da divisão na tabela, que fica fixa no quadro e distante do grupo alguns poucos metros. O estudantes que iniciam a rodada devem ir para o fim da fila após cada rodada, para que haja o revezamento entre eles.
Tabela 01 - Folha com tabelas induviduais |
Tabela 02 - Tabela para impressão em A3 ou A4
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Foto 01 - Estudantes da 5ª série se misturaram na ansia de responderem certo as divisões, até o vigilante quis dar palpite. |
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