segunda-feira, 1 de julho de 2013

STOP DA DIVISÃO

lá colegas, peço desculpas pela demora em novas postagens. 
Desta vez postarei uma atividade que envolve agilidade e cálculo mental, que é o "stop da divisão" (extraído de JARANDILHA, Daniela; SPLENDORE, Leila. Matemática já não é problema. São Paulo: Cortez, 2005). É uma atividade simples e que requer que os estudantes estejam afiados nas quatro operações, mais evidentemente a divisão é claro! O ambiente de troca da turma é muito bom e todos vivenciamos ótimos momentos, nesta atividade.
Abaixo transcrevo a descrição do jogo e anexo as tabelas que utilizo(tantos as de uso individuais quanto a que uso quando quero trabalhar com os grupos cada estudante respondendo um dos quocientes.

Esta atividade auxilia:
  • A desenvolver a habilidade de cálculo mental para a divisão. 
Você vai precisar de:
  • Papel sulfite para construção das tabelas;
  • Cartolina para as fichas;
  • Um saquinho.
Procedimento:
  • Construir com os alunos uma tabela como esta:
N° sorteado
: 2
:3
: 4
: 6
Total
























  • Providenciar também um saquinho com fichas de números que possam ser divididos exatamente por aqueles da tabela. Exemplos:
12                    24                    36                    48                    60
  • Retirar um número do saquinho e pedir aos participantes que preencham a tabela anotando todos os quocientes desse número (conforme pedido na tabela):

N° sorteado
: 2
:3
: 4
: 6
Total
12
6(5)
4(5)
3(5)
2(5)
25 pontos
24
12(5)
8(5)
6(5)
4(5)
25 pontos












  • Explicar aos alunos que quem preencher primeiro diz “stop” e todos devem parar.
  • Corrigir as divisões no quadro, atribuindo cinco pontos a cada acerto.
Este é um momento para trabalhar múltiplos e divisores e regra de divisibilidade.

QUOCIENTE: resultado da divisão
DIVISOR: número pelo qual se divide o outro duas ou mais vezes.
REGRAS DE DIVISIBILIDADE: um número é divisível por:
2 – quando termina em 0, 2, 4, 6 ou 8, isto é, quando é par.
3 – quando a soma dos valores absolutos de seus algarismos for divisível por 3.
4 – quando os dois últimos algarismos forem 0 ou formarem um número divisível por 4.
5 – quando o número termina em 0 ou 5.
6 quando é divisível por 2 e por 3.
9 – quando a soma dos valores absolutos de seus algarismos for divisível por 9.
10 – quando termina em 0.

 VARIAÇÃO - organizo os estudantes em filas (grupos de quatro ou cinco quando não uso a tabela 02) e cada grupo em fila manda um de seus representantes para escrever o resultado da divisão na tabela, que fica fixa no quadro e distante do grupo alguns poucos metros. O estudantes que iniciam a rodada devem ir para o fim da fila após cada rodada, para que haja o revezamento entre eles.


Tabela 01 - Folha com tabelas induviduais
Tabela 02 - Tabela para impressão em A3 ou A4


Foto 01 - Estudantes da 5ª série se misturaram na ansia de responderem certo as divisões, até o vigilante quis dar palpite.

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