Esta atividade visa trabalhar o cálculo mental e trabalhar a multiplicação por 2 (dobro), que apesar de muito simples, os estudantes têm pouco domínio até o final do fundamental II, em muitas unidades escolares. Por isso, uma das atividades que tem dado bons resultados no incentivo ao cálculo mental é a corrida do "Dobro ou nada".
Como jogamos:
Versão 01
O professor coloca grupos de 5 estudantes enfileirados com suas cadeiras. Os estudantes a frente da fileira recebe uma das tabelas individuais (cópia da tabela 01) e após o professor dizer um número ele deverá escrever o dobro do número dito pelo professor e passar a tabela para traz para que o(a) colega possa escrever o dobro do número encontrado por ele, assim vai até o último participante. Este por sua vez, deverá levar a tabela até o professor (ou local combinado) e verificamos os resultados, cada acerto vale 5 pontos e a cada rodada a equipe que conclui as respostas primeiro masca 5 pontos também (independente de estarem certos ou errados os resultados). Após a conferência dos resultados o(a) estudante que estava no final da fila deve assumir a primeira cadeira e todos mudam para a cadeira logo atrás de sí e fazemos nova rodada. Ao final, verificamos a pontuação de cada grupo.
|
Tabela 01 - Para trabalhar individualmente |
Versão 02 - O
professor
coloca grupos de 5 estudantes enfileirados em pé e fixa para cada grupo
uma tabela (Tabela 02 - impressa em papel A4 ou A3) distante alguns metros do grupo,
os
estudantes a frente da fileira recebe um pincel atômico e após o professor dizer um número da tabela ele deverá escrever o
dobro do número dito pelo professor e passar o piloto para para
o(a) colega, que só poderá ir até a tabela escrever o próximo número da
linha escolhida de posse do piloto (que servirá tipo um bastão de
corridas olímpicas), assim
vai até o último participante. Este por sua vez, deverá levar o piloto
até o o(a) primeiro(a) estudante. Daí verificamos os resultados, cada
acerto vale 5 pontos e a cada rodada a equipe que conclui as respostas
primeiro masca 5 pontos também (independente de estarem certos ou
errados os resultados). Após a conferência dos resultados o(a) estudante
que estava no final da fila deve assumir a primeira posição na fila e
todos
mudam para a posição logo atrás de sí e fazemos nova rodada. Ao final,
verificamos a pontuação de cada grupo. |
|
Tabela 02 - Para trabalhar com o grupo. |
|
Estudantes da 5ª série 2012 participando da atividade |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seus comentários e ajude a mim e a outros na troca de nossas experiências.