Na última semana de julho estive, juntamente com 3 das estudantes do fundamental (7º ano, CEB) , participando da IV Semana de EJA da UEFS.
A convite meu, as três estudantes participaram do evento ao ministrarem parte das atividades da oficina pedagógica que ministrei aos participantes do evento. Ao convidá-las informei que elas estariam apresentando algumas das atividades já vivenciadas em sala de aula e falariam um pouco sobre a importância de estudar Matemática a um grupo composto por estudantes universitários e professores. Para minha alegria, as três aceitaram o convite e venceram a timidez estavam e atuaram como ministrantes em parceria comigo.
Elas apontam que nossos estudantes têm muitas potencialidades e quando nós acreditamos nessas possibilidades eles(as) correspondem, foi o que essas jovens demonstraram. Durante toda a manhã, enfrentaram o desafio e, mesmo com vergonha em certos momentos, falaram aos participantes da oficina e falaram de sua própria experiência matemática.
Outro fato importante foi a participação da família que ficaram incumbidas pelo transporte de cada uma de suas filhas e liberaram prontamente para a participação delas.
Este foi um primeiro passo para as oficinas que estaremos ministrando a estudantes do Fundamental I no mês de outubro, como atividade do nosso grupo de estudos.
Estudantes coordenando a corrida das operações (acima) e professores e estudantes universitários participantes da atividade (abaixo).
Orientando a montagem do quebra-cabeças. |
É bom perceber que parte do que foi ensinado se fixa na mente de nossos estudantes e que desde cedo eles podem compartilhar o conhecimento dentro de um evento tão importante em uma instituição de ensino superior. Meu muito obrigado aos participantes da oficina, pelo tratamento respeitoso e igualitário dispensado a apresentação dessas estudantes; aos pais pela confiança e cumplicidade e a Nayra Melânia, Isabelle Oliveira e Gabrielle Silva por me encherem de orgulho e me ensinarem a ensinar. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seus comentários e ajude a mim e a outros na troca de nossas experiências.