terça-feira, 4 de março de 2014

SISTEMA DE NUMERAÇÃO EGÍPICIO E ROMANO



Olá Colegas,
Aproveito para postar cartazes que confeccionei recentemente ao revisar sistema de numeração com  os 6º anos com os quais tenho trabalhado este ano.
A atividade foi desenvolvida distribuindo um cartaz por grupo de 5 pessoas e uma folha impressa com as cifras ou símbolos que representam números no sistema romano e egípcio. Os estudantes tinham que procurar as informações contidas nos cartazes e representar usando o sistema solicitado. 
A princípio fiz impressão de adesivos para tentar tornar a atividade mais divertida, porém houve desperdício, daí adaptei para a versão impressa em papel comum A4. O cartaz fiz em tamanho de meia cartolina, impresso na impressora hp 8600.
A turma da escola do município respondeu o cartaz de sistema egípcio em cerca de 30 minutos e não trabalhamos o de sistema romano, o qual espero aplicar na escola do estado.
Seguem os modelos confeccionados que podem ser baixados e impressos, se tiverem dificuldades em conseguir impressão tamanho grande, entre em contato (prof.crist@hotmail.com)
cartaz Sistema de numeração Egípcia

Símbolos usados na numeração egípcia
Cartaz Sistema de numeração Romana



cartela com cifras romanas
Tentando construir os resultados

 
Estudantes mostrando resultado parcial do cartaz.



Palavras-chaves: Sistema de numeração; numeração romana; numeração egípcia; educação matemática; atividades de matemática; cartazes com sistema de numeração.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários e ajude a mim e a outros na troca de nossas experiências.