terça-feira, 22 de abril de 2014

BLOG MATEMÁTICA - VALE A PENA ESTUDAR

Recentemente tive a grata satisfação de saber que uma das estudantes (Aissa Souza, 6º ano CEB) criou um blog para divulgar o gosto pela matemática. Durante aula ela divulgou para os colegas que o blog já encontrava-se no ar e como eles poderiam acessá-lo.
É interessante que a ideia partiu dela mesma e me deixou muito orgulhoso, muito mais ainda quando visitei e verifiquei o nível de organização e a presença dos temas que estamos estudando em sala de aula.
Coloquei o link do blog dela ao lado para que possam visitar e indicar para seus estudantes.
Como é bom ver jovens talentos despontando no campo do conhecimento matemático, aproveito para agradecer a sua família pelo apoio e incentivo dados a essa brilhante estudante.
Aproveito para convidá-los a fazer uma visita ao blog Matemática - vale a pena estudar e se deliciar com as postagens de nossa pequena mestra sobre numeração egípcia, romana e dúvidas sobre as operações fundamentais.

Aissa Souza, atividade com o ábaco 2014


AULÕES

Olá colegas,

No último dia 12 de abril de 2014, após a avaliação de Língua Portuguesa, os(as) estudantes foram convidados(as) a ficarem por mais 2 horas (no CEB) para ter um aulão, com todas as quatro turmas do 6º ano, aula esta de caráter opcional.
A ideia era que os interessados pudessem ficar mais um pouco e esclarecessem suas dúvidas sobre as operações fundamentais, as listas de exercícios, questões que mais causaram dúvidas, entre outros.
A proposta foi feita tanto na escola do município como na do estado, mudando um pouco na do estado que teve de ser dividida em mais de um dia e com duas turmas por vez, devido a espaço e transporte escolar.
As duas experiências foram bastante enriquecedoras, os(as) estudantes corresponderam em grande número e tivemos que utilizar o pátio da escola para acomodar todos os que quiseram estar presentes. Como não eram obrigados a estar, os que ficaram tiveram comportamento exemplar e se propuseram a ir ao quadro e esclarecer várias dúvidas, inclusive discutimos o porquê de muitos(as) estudantes ficam acanhados em fazer perguntas.
Essa experiência já faço a alguns anos e percebo a turma empolgada pela característica da aula que reúne colegas seus de outras classes e onde a interação é constante. Alguns ficam pela necessidade na disciplina, pelo professor, por orientação dos pais, para ver como é, etc, o importante é que estão ali para mais este momento de interação e puderam exercer sua vontade de estar presente.
As premissas básicas para os aulões são: o desejo de aprender mais conhecimento, autonomia na própria aprendizagem e autoformação. Ninguém é excluído, porém, ninguém é forçado a estar presente.
Abaixo duas montagens com estudantes de 2013 e 2012, em um dos momentos de aulas extras.
É um privilégio estar na companhia de jovens tão empolgados em aprender!
estudantes 7º ano, 2012, estudando no contra turno


estudantes das duas escolas nos aulões 2013


segunda-feira, 14 de abril de 2014

CARTÃO DE ACOMPANHAMENTO E QUALITATIVO

Nathalia estudante CPM - Diva Portela - 2014
 Como estratégia para acompanhar e o desenvolvimento do(a) estudante tenho usado com sucesso o cartão de acompanhamento de estudante que tem me ajudado a atribuir o ponto qualitativo aos estudantes.
Em que consiste? No início de cada Unidade letiva, eu coloco a disposição do(a) estudante um cartão impresso em papel cartolina com todas as atividades previstas para a unidade, a cada atividade feita ele(ela) recebe um adesivo indicando seu progresso. Caso o(a) estudante faça somente respostas e cálculos recebe o adesivo vermelho, caso faça a atividade com perguntas, respostas e cáculos recebe o adesivo dourado e caso não faça recebe o de não fez tarefa.
Ainda há os adesivos de: "participou no quadro" que é dado quando o(a) estudante vai ao quadro apresentar alguma solução de exercício, "esclareceu dúvida" que é dado quando o(a) estudante faz uma pergunta pertinente sobre o assunto em pauta ou sobre a matemática, "ajudou no crescimento da turma" que distribuo quando é feito um cartaz ou atividade não obrigatória e que ajude a desenvolver o espírito de estudo e pesquisa da turma e "arrasou na avaliação" quando o(a) estudante fica próximo(a) ou fecha uma avaliação.

É interessante que muitas vezes tenho que conter a ansiedade de meus(minhas) estudantes pelos adesivos, muitos querem ir ao quadro, fazer atividades antes de serem solicitadas, perguntar e tirar suas dúvidas e o mais importante: ter um espírito empolgado para as aulas de matemática.
Alguns estudantes(ver fotos) conseguiram chegar ao final dos exercícios antes mesmo do final da unidade e das explicações do conteúdo, o combinado com eles é que façam apenas se estiverem entendendo, caso contrário, eles podem copiar e esperar as aulas para fazerem ou pedirem ajuda aos pais e amigos mais velhos, o que geralmente acontece e é bom!
Esta estratégia tem rendido bons frutos já que observo uma melhora nas notas dos mais empenhados, os mais despreocupados se contagiam com o empenho dos outros, eles sempre procuram algo a mais para fazer e apresentar mesmo não valendo nota, houve uma queda de rendimento nas turmas de 2013 no período em que não pude acompanhá-los com os adesivos, matemática tornou-se algo muito divertido e aguardado pelas turmas.
João, Haylana e Ingrid Nayra estudantes do CEB - 2014
alguns estudantes no resolvendo problemas - 2014


Seguem os modelos que tenho adotado com as turmas.

Modelo cartão de acompanhamento
modelo dos adesivos, todos baseados na minha caricatura

quinta-feira, 3 de abril de 2014

MOMENTO TIRA DÚVIDAS

Refletindo um pouco sobre a necessidade de acompanhar o crescimento dos(as) estudantes no decorrer do ano, elaborei um pequeno papel de carta que irei imprimir e distribuir com todos os que quiserem tirar dúvidas.
A ideia surgiu após uma estudante do 6º ano (Mel, 6º ano CEB) se propor a fazer uma caixa para serem depositadas as dúvidas dos colegas. Adiei a ideia devido a diversos fatores, porém, após perceber que na escola do estado muitos estudantes enviavam bilhetes para mim falando das aulas e expondo suas dúvidas, decidi facilitar a comunicação, em especial com os mais tímidos, e ao mesmo tempo incentivar a escrita e a leitura.
Farei o uso da caixa de dúvidas nas duas unidades de ensino(Estadual e Municipal), onde estou atuando este ano com o 6º ano, e espero em breve poder ter muitos relatos para vocês.
Segue abaixo modelo do papel de carta que elaborei, caso queira ajudar-me a aprimorar esta atividade envie sugestões e postem comentários.


P.S.: Fiz também uma versão cor de rosa para esta atividade, caso queira o arquivo é só enviar um email para prof.crist@hotmail.com, esta formatada para três papeis de carta em uma folha de A4.


Palavras-chaves: Educação Matemática, Matemática, Leitura e escrita em Matemática, Dúvidas em Matemáticas.

Próxima postagem: Ficha de acompanhamento de exercícios.