segunda-feira, 14 de abril de 2014

CARTÃO DE ACOMPANHAMENTO E QUALITATIVO

Nathalia estudante CPM - Diva Portela - 2014
 Como estratégia para acompanhar e o desenvolvimento do(a) estudante tenho usado com sucesso o cartão de acompanhamento de estudante que tem me ajudado a atribuir o ponto qualitativo aos estudantes.
Em que consiste? No início de cada Unidade letiva, eu coloco a disposição do(a) estudante um cartão impresso em papel cartolina com todas as atividades previstas para a unidade, a cada atividade feita ele(ela) recebe um adesivo indicando seu progresso. Caso o(a) estudante faça somente respostas e cálculos recebe o adesivo vermelho, caso faça a atividade com perguntas, respostas e cáculos recebe o adesivo dourado e caso não faça recebe o de não fez tarefa.
Ainda há os adesivos de: "participou no quadro" que é dado quando o(a) estudante vai ao quadro apresentar alguma solução de exercício, "esclareceu dúvida" que é dado quando o(a) estudante faz uma pergunta pertinente sobre o assunto em pauta ou sobre a matemática, "ajudou no crescimento da turma" que distribuo quando é feito um cartaz ou atividade não obrigatória e que ajude a desenvolver o espírito de estudo e pesquisa da turma e "arrasou na avaliação" quando o(a) estudante fica próximo(a) ou fecha uma avaliação.

É interessante que muitas vezes tenho que conter a ansiedade de meus(minhas) estudantes pelos adesivos, muitos querem ir ao quadro, fazer atividades antes de serem solicitadas, perguntar e tirar suas dúvidas e o mais importante: ter um espírito empolgado para as aulas de matemática.
Alguns estudantes(ver fotos) conseguiram chegar ao final dos exercícios antes mesmo do final da unidade e das explicações do conteúdo, o combinado com eles é que façam apenas se estiverem entendendo, caso contrário, eles podem copiar e esperar as aulas para fazerem ou pedirem ajuda aos pais e amigos mais velhos, o que geralmente acontece e é bom!
Esta estratégia tem rendido bons frutos já que observo uma melhora nas notas dos mais empenhados, os mais despreocupados se contagiam com o empenho dos outros, eles sempre procuram algo a mais para fazer e apresentar mesmo não valendo nota, houve uma queda de rendimento nas turmas de 2013 no período em que não pude acompanhá-los com os adesivos, matemática tornou-se algo muito divertido e aguardado pelas turmas.
João, Haylana e Ingrid Nayra estudantes do CEB - 2014
alguns estudantes no resolvendo problemas - 2014


Seguem os modelos que tenho adotado com as turmas.

Modelo cartão de acompanhamento
modelo dos adesivos, todos baseados na minha caricatura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários e ajude a mim e a outros na troca de nossas experiências.