No último dia 12 de abril de 2014, após a avaliação de Língua Portuguesa, os(as) estudantes foram convidados(as) a ficarem por mais 2 horas (no CEB) para ter um aulão, com todas as quatro turmas do 6º ano, aula esta de caráter opcional.
A ideia era que os interessados pudessem ficar mais um pouco e esclarecessem suas dúvidas sobre as operações fundamentais, as listas de exercícios, questões que mais causaram dúvidas, entre outros.
A proposta foi feita tanto na escola do município como na do estado, mudando um pouco na do estado que teve de ser dividida em mais de um dia e com duas turmas por vez, devido a espaço e transporte escolar.
As duas experiências foram bastante enriquecedoras, os(as) estudantes corresponderam em grande número e tivemos que utilizar o pátio da escola para acomodar todos os que quiseram estar presentes. Como não eram obrigados a estar, os que ficaram tiveram comportamento exemplar e se propuseram a ir ao quadro e esclarecer várias dúvidas, inclusive discutimos o porquê de muitos(as) estudantes ficam acanhados em fazer perguntas.
Essa experiência já faço a alguns anos e percebo a turma empolgada pela característica da aula que reúne colegas seus de outras classes e onde a interação é constante. Alguns ficam pela necessidade na disciplina, pelo professor, por orientação dos pais, para ver como é, etc, o importante é que estão ali para mais este momento de interação e puderam exercer sua vontade de estar presente.
As premissas básicas para os aulões são: o desejo de aprender mais conhecimento, autonomia na própria aprendizagem e autoformação. Ninguém é excluído, porém, ninguém é forçado a estar presente.
Abaixo duas montagens com estudantes de 2013 e 2012, em um dos momentos de aulas extras.
É um privilégio estar na companhia de jovens tão empolgados em aprender!
estudantes 7º ano, 2012, estudando no contra turno |
estudantes das duas escolas nos aulões 2013 |
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