domingo, 31 de março de 2013

AVALIAÇÕES E DIÁRIO DE BORDO

Hoje dediquei um tempo para ler os diários de bordo dos(as) estudantes das turmas A e B do 7º ano do CEB e pude verificar o quanto é necessário nós professores fazermos o momento de escuta dos nossos aprendizes. Na maioria deles(as) vi o entusiasmo e o quanto gostam das aulas e do professor, porém em alguns diários percebo o que o pouco descanso tem feito a alguns, visto que é lugar comum em alguns relatos um sono excessivo na segunda-feira por ter ido dormir mais tarde, outros relatos de quando a aula foi chata ou difícil de entender, o que me remeterá a repassar partes que causaram dificuldades.
Imagem das avaliações e do Diário de Bordo
Correção em pleno domingo de Pascoa
 
O diário, surgiu como necessidade de fazer um acompanhamento mais de perto das turmas e incentivá-los a escrita e reflexão dos temas abordados na sala de aula, sua impressão sobre o que foi visto e como se sentiu. Há no diário espaço para escrever as metas das notas que desejam alcançar em cada unidade e conselhos a respeito de como tornar-se um bom estudante (caso queira posso mandar o arquivo com modelo, envie e-mail para prof.crist@hotmail.com), assinatura dos pais a medida que avançamos em cada avaliação e explicação de como funcionam os adesivos(explicarei mais tarde).
As avaliações têm sempre fotos de atividades que desenvolvemos com cada turma e o(a) estudante pode refazer as questões erradas após colher a assinatura dos pais ou responsável, isso acrescenta 0,5 a sua nota (1/6 do valor da avaliação). Esta prática sinaliza os(as) estudantes e as famílias que interagem e se ajudam na caminhada acadêmica.
Nesta primeira avaliação deixei um espaço para que os responsáveis elogiassem seus filhos(as), na turma A - 7 pessoas nada escreveram, 6 deram conselhos e 7 elogiaram sem ressalvas(dois deles elogiaram mesmo o filho(a) tendo tirado 0,5 - Parabéns pais); na turma B - 4 pessoas nada escreveram, 3 deram conselhos e 3 elogiaram sem ressalvas; na turma C - 10 pessoas nada escreveram, 4 deram conselhos e 5 elogiaram sem ressalvas. Espero que com o passar do ano letivo alguns pais reflitam no seu papel de promover um ambiente onde seu(sua) filho(a) possa sentir-se seguro e com a autoestima mais elevada, já que a nota baixa ou alta ainda é o indicador mais forte de aprendizagem no consciente coletivo, o que é uma ideia discutível.
 
Comente e diga o que pensa!

sábado, 30 de março de 2013

TORNEIO DE TABUADA

Por 3 anos tenho trabalhado com estudantes do Fundamental II com o Torneio de Tabuada, que é dividido em 3 etapas, sendo as iniciais feitas com a participação de todos e a medida que avançamos são classificados os finalistas que concorrem a prêmios diversos e a possibilidade de, junto com o colega que o ajuda durante a segunda e terceira etapa, receber pontos em Matemática.
 
Modelo do folder (frente e verso)
 
 Modelo do Certificado

Criei algumas apresentações PowerPoint (tipo pps) que são projetadas com Datashow e que os (as) estudantes precisam responder no tempo determinado na apresentação. Em 2012 fiquei muito contente com o resultado e com a demonstração de cálculo mental feita pelos finalistas. Este ano estarei fazendo também na escola do estado e já entrei em contato com uma escola de idiomas que já manifestou interesse em patrocinar bolsa de estudo em idiomas ao vencedor.
Caso queira ver os arquivos em pps e utiliza-los como modelo favor enviar email para prof.crist@hotmail.com e lhe enviarei gratuitamente os arquivos com as Tabuadas automáticas para projeção.

TRILHA DO RESTO - OPERAÇÕES (DIVISÃO)

Para você que deseja trabalhar com a divisão com seus alunos de forma divertida, esta atividade pode tornar o clima das aulas mais agradável e favorecer o cálculo mental. Veja a descrição da atividade e a indicação bibliográfica abaixo.
 
Trilha do resto
(extraído de JARANDILHA, Daniela; SPLENDORE, Leila. Matemática já não é problema. São Paulo: Cortez, 2005.)
 Esta atividade auxilia:
  • O desenvolvimento do cálculo mental e as técnicas de divisão e multiplicação.
 
Você vai precisar de:
  • Cartolina;
  • Um dado;
  • Alguns peões (ou qualquer outra peça que represente o jogador).
Procedimento:
  • Pedir aos alunos que desenhem na cartolina uma trilha com mais ou menos cinquenta casas. As casas devem ser numeradas com números de dois algarismos. Exemplo (abaixo).
  • Separar os alunos em duplas ou trios.
  • Explicar aos alunos como jogar:
    • Cada jogador coloca seu peão na primeira casa da trilha.
    • O primeiro jogador lança o dado e divide o número da casa em que se encontra pelo valor tirado no dado. Exemplo: 43 : 5 = 8 e resto 3.
    • O resto dessa divisão será o número de casas que o jogador terá de avançar na trilha. Se a divisão for exata, isto é, não tiver resto, o jogador não andará nenhuma casa.
    • Se errar a divisão, perderá a vez.
    • Ganha o jogo quem primeiro chegar ao final da trilha.
Adaptação: Acrescentei a casa início e fim e alguns números que se tornam armadilhas no caminho.
 
Modelo de trilha para o jogo

Tente acrescentar esta atividade ao trabalhar com números naturais e faça o esforço de valorizar o cálculo mental. É muito legal ver estudantes empolgados e esperando a próxima aula de Matemática!

AVISO DE AVALIAÇÃO

Uma prática que vem dando certo é o aviso de avaliação, que consiste em um resumo do que foi e não foi visto durante quinze a vinte dia que antecederam cada avaliação. Este aviso segue para casa já colado no caderno do aluno e deve ser assinado pelos responsáveis antes e após cada avaliação, só assim o aluno terá direito a refazer as questões que errou na avaliação e acrescentar meio ponto a sua nota da unidade.
 
 
O intuito na verdade é repensar o erro e ao mesmo tempo manter a família acompanhando o desenvolvimento do estudante, já que é uma reclamação constante de muitos de nós educadores que a família se afastou do processo educativo ou encontra dificuldades em saber como fazer para estar ciente do que esta sendo cobrado e o que se espera a cada fase das unidades letivas.
É feito 4 avisos em uma folha A4 e cada estudante cola em seu caderno. O mais difícil é fazer os primeiros avisos já que nos remete a refletir o objetivo das avaliações com antecedência e informar o(a) estudante destes objetivos.
Atualmente tenho utilizado um diário de bordo mais elaborado para e que ajuda o aluno passo a passo, aula a aula. Depois colocarei a modelo de pasta de acompanhamento que desenvolvi para exercícios e participação no quadro, acredito manter os alunos muito interessados e dispostos  ao aprendizado.

terça-feira, 26 de março de 2013

GRUPO DE ESTUDOS NO CONTRA TURNO

O grupo de estudos tem sido um importante aliado na formação de nossos alunos. Desde 1996 tenho reunido com meus estudantes no intuito de buscar conhecimento sem a pressão da nota e de adquirir pontos na disciplina.
Normalmente o convite vai para casa com a orientação de que não é uma exigência da escola, apesar de ser apoiada por ela, o estudante precisa querer estar, tirar dúvidas e fazer tarefas a mais, já que no contra turno não funcionamos como reforço escolar.
São escolhidas atividades e textos para serem lidos e/ou respondidos e durante uma hora e meia trocamos ideias entre si, podendo os mais adiantados ajudar os com dificuldades.
 
 

 
É muito bom sentir a alegria quando o(a) estudante consegui avançar nas suas inquietações e esclarecer dúvidas que muitas vezes não seriam respondidas na sala.
Uma das propostas para esse ano é o estudo visando as Olimpíadas de matemática das escolas públicas e organizar visitas à escolas públicas com nossos(as) estudantes ministrando oficinas de Matemática (aguardem!)
 
Para receber novidades é só seguir o blog.

sexta-feira, 22 de março de 2013

BINGO COM POTÊNCIAS E RAÍZES

Uma das atividades que utilizo para tornar o conhecimento das potências e raízes mais fácil de recordar é o bingo. Elaborei uma tabela com os potências e raízes que gostaria que meus/minhas estudantes tenham em mente e fixei no quadro e também distribuí uma cópia para a cada aluno.
 Esta atividade pode ser feita com alunos do fundamental II e requer pouco material e cerca de 20 a 30 minutos.
Veja abaixo o cartaz que é colocado durante toda a unidade na sala de aula e o modelo em A4 dos cartões individuais.
 Modelo Cartaz
Modelo individual em A4
 
 
A atividade é muito significativa já que mexe com a dinâmica da aula e os alunos interagem ao tentar encontrar o resultado em sua cartela (a cartela é comprada em armarinhos e/ou papelarias e custa por volta de R$ 1,00 com 100 folhas). Normalmente faço com que o "cantar" dos números sorteados seja algo que empolgue os/as estudantes.
caso seja professor ou pai/mãe e deseje fazer esta prática segue abaixo o modelo dos números para serem sorteados, é só imprimir e recortar.
 Modelo de fichas para sorteio


 

 
 
Ah, não se esqueça de conseguir prêmios e lembre-se que a dinâmica deve ser legal, gostosa para o professor e o/a estudante.Sempre espero ver os alunos empolgados com a Matemática e esta atividade nos dá muito prazer.
 
Deixe seus comentários, impressão e/ou solicitações.