Para você que deseja trabalhar com a divisão com seus alunos de forma divertida, esta atividade pode tornar o clima das aulas mais agradável e favorecer o cálculo mental. Veja a descrição da atividade e a indicação bibliográfica abaixo.
Trilha do resto
(extraído de JARANDILHA, Daniela; SPLENDORE, Leila. Matemática já não é problema. São
Paulo: Cortez, 2005.)
- O desenvolvimento do cálculo mental e as técnicas
de divisão e multiplicação.
Você vai precisar de:
- Cartolina;
- Um dado;
- Alguns peões (ou qualquer outra peça que
represente o jogador).
Procedimento:
- Pedir aos alunos que desenhem na cartolina uma trilha com mais ou menos cinquenta casas. As casas devem ser numeradas com números de dois algarismos. Exemplo (abaixo).
- Separar os alunos em duplas ou trios.
- Explicar aos alunos como jogar:
- Cada jogador coloca seu peão na primeira casa da
trilha.
- O primeiro jogador
lança o dado e divide o número da casa em que se encontra pelo valor
tirado no dado. Exemplo: 43 : 5 = 8 e resto 3.
- O resto dessa
divisão será o número de casas que o jogador terá de avançar na trilha.
Se a divisão for exata, isto é, não tiver resto, o jogador não andará
nenhuma casa.
- Se errar a divisão,
perderá a vez.
- Ganha o jogo quem primeiro chegar ao final da trilha.
Adaptação: Acrescentei a casa início e fim e alguns números que se tornam armadilhas no caminho.
Modelo de trilha para o jogo
Tente acrescentar esta atividade ao trabalhar com números naturais e faça o esforço de valorizar o cálculo mental. É muito legal ver estudantes empolgados e esperando a próxima aula de Matemática!
Professor Cristiano estou encantada com seus trabalhos!
ResponderExcluirNão me canso de elogiá-lo. Parabéns!
Estou apaixonada por essa atividade da Trilha.
ResponderExcluirInteressante vou testar!!Obrigado!
ResponderExcluirRealmente, os seus trabalhos são maravilhosos.
ResponderExcluirotimo
ResponderExcluirotimo
ResponderExcluirotimo, amei
ResponderExcluirBom dia gostaria de saber como fica quando o aluno cai na casa de número zero?
ResponderExcluirBoa tarde. A ideia é que o zero se torne um buraco negro. Quando o aluno caí nele, não consegue mais sair. Daí, indagamos por que não?!
Excluirmuito bom
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