domingo, 31 de março de 2013

AVALIAÇÕES E DIÁRIO DE BORDO

Hoje dediquei um tempo para ler os diários de bordo dos(as) estudantes das turmas A e B do 7º ano do CEB e pude verificar o quanto é necessário nós professores fazermos o momento de escuta dos nossos aprendizes. Na maioria deles(as) vi o entusiasmo e o quanto gostam das aulas e do professor, porém em alguns diários percebo o que o pouco descanso tem feito a alguns, visto que é lugar comum em alguns relatos um sono excessivo na segunda-feira por ter ido dormir mais tarde, outros relatos de quando a aula foi chata ou difícil de entender, o que me remeterá a repassar partes que causaram dificuldades.
Imagem das avaliações e do Diário de Bordo
Correção em pleno domingo de Pascoa
 
O diário, surgiu como necessidade de fazer um acompanhamento mais de perto das turmas e incentivá-los a escrita e reflexão dos temas abordados na sala de aula, sua impressão sobre o que foi visto e como se sentiu. Há no diário espaço para escrever as metas das notas que desejam alcançar em cada unidade e conselhos a respeito de como tornar-se um bom estudante (caso queira posso mandar o arquivo com modelo, envie e-mail para prof.crist@hotmail.com), assinatura dos pais a medida que avançamos em cada avaliação e explicação de como funcionam os adesivos(explicarei mais tarde).
As avaliações têm sempre fotos de atividades que desenvolvemos com cada turma e o(a) estudante pode refazer as questões erradas após colher a assinatura dos pais ou responsável, isso acrescenta 0,5 a sua nota (1/6 do valor da avaliação). Esta prática sinaliza os(as) estudantes e as famílias que interagem e se ajudam na caminhada acadêmica.
Nesta primeira avaliação deixei um espaço para que os responsáveis elogiassem seus filhos(as), na turma A - 7 pessoas nada escreveram, 6 deram conselhos e 7 elogiaram sem ressalvas(dois deles elogiaram mesmo o filho(a) tendo tirado 0,5 - Parabéns pais); na turma B - 4 pessoas nada escreveram, 3 deram conselhos e 3 elogiaram sem ressalvas; na turma C - 10 pessoas nada escreveram, 4 deram conselhos e 5 elogiaram sem ressalvas. Espero que com o passar do ano letivo alguns pais reflitam no seu papel de promover um ambiente onde seu(sua) filho(a) possa sentir-se seguro e com a autoestima mais elevada, já que a nota baixa ou alta ainda é o indicador mais forte de aprendizagem no consciente coletivo, o que é uma ideia discutível.
 
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