sábado, 30 de março de 2013

AVISO DE AVALIAÇÃO

Uma prática que vem dando certo é o aviso de avaliação, que consiste em um resumo do que foi e não foi visto durante quinze a vinte dia que antecederam cada avaliação. Este aviso segue para casa já colado no caderno do aluno e deve ser assinado pelos responsáveis antes e após cada avaliação, só assim o aluno terá direito a refazer as questões que errou na avaliação e acrescentar meio ponto a sua nota da unidade.
 
 
O intuito na verdade é repensar o erro e ao mesmo tempo manter a família acompanhando o desenvolvimento do estudante, já que é uma reclamação constante de muitos de nós educadores que a família se afastou do processo educativo ou encontra dificuldades em saber como fazer para estar ciente do que esta sendo cobrado e o que se espera a cada fase das unidades letivas.
É feito 4 avisos em uma folha A4 e cada estudante cola em seu caderno. O mais difícil é fazer os primeiros avisos já que nos remete a refletir o objetivo das avaliações com antecedência e informar o(a) estudante destes objetivos.
Atualmente tenho utilizado um diário de bordo mais elaborado para e que ajuda o aluno passo a passo, aula a aula. Depois colocarei a modelo de pasta de acompanhamento que desenvolvi para exercícios e participação no quadro, acredito manter os alunos muito interessados e dispostos  ao aprendizado.

Um comentário:

Deixe aqui seus comentários e ajude a mim e a outros na troca de nossas experiências.