sábado, 19 de outubro de 2013

JOGO COM SIMPLIFICAÇÃO DE FRAÇÕES

Durante a atividade com os discos fracionados (18 de outubro) as equipes receberam também, paralelamente, uma atividade com quebra-cabeças usando simplificações de frações. Assim, parte da equipe deveria se concentrar em resolver as simplificações decorrentes da montagem do mesmo.
esta atividade tinha como objetivo explorar os conhecimentos sobre frações, simplificações de frações, uso do cálculo mental e raciocínio lógico.
Como você vem acompanhando, esta atividade também faz parte do Game que estamos desenvolvendo em sala (vale 100 pontos) e consiste no seguinte: cada equipe recebeu uma folha com a cópia do quebra-cabeças para recortar, após recortado foi dada a orientação para que eles(as) fizessem a justaposição do lados das peças que representassem a mesma fração. Cada peça contada deveria ser no formato de um triângulo equilátero e após unirem as 18 peças formariam um losango que deveria ser colado em cartolina e exposto para a turma.
Observei que durante as atividades com os discos e o quebra-cabeças os estudantes fizeram muito mais perguntas e foi bom ver que alguns começaram a entender como simplificar frações, o que vai facilitar as operações.
Os materiais usados foram: cópia do quebra-cabeças com simplificações, tesoura, cola.
O game vale dois pontos para a próxima avaliação, que terá peso flutuante: a equipe que ganhar 2,0 pontos fará a avaliação valendo 1,0; a equipe que ganhar 1,5 a avaliação valerá 1,5 e assim sucessivamente. 
Abaixo modelo do jogo para baixar e se divertir.

JOGO SIMPLIFICAÇÃO DE FRAÇÕES (É permitida a reprodução para fins não comercial.)


Estudantes montando o quebra-cabeças e enfeitando.




Palavras-chaves: Educação Matemática, Jogos, jogos de matemática, jogos com frações, jogos professor Cristiano Santos, quebra-cabeças, simplificação de frações.

Um comentário:

Deixe aqui seus comentários e ajude a mim e a outros na troca de nossas experiências.