segunda-feira, 14 de outubro de 2013

JARDIM COM PNEUS

Nosso planeta carece de cuidados, e com isso mente nossa escola (CEB/UEFS) utilizou a temática "cuidados com o meio ambiente, para fazer os estudantes colocarem a mão na massa e vivenciarem o cuidado com o mundo.
Fizemos um projeto interdisciplinar para discutirmos meio ambiente e reutilização de materiais de díficil decomposição na natureza. Assim, usamos pneus velhos para formar o jardim da escola. Aliamos desta forma matemática e arte e construimos o jardim de pneus. 
O objetivo era trabalhar formas geométricas e sistema métrico decimal, tendo o jardim como desencadeador dessas discussões.
Os materiais necessários foram: 81 pneus velhos de diversos tamanhos (qualquer borracharia doa), tinta acrílica, pinceis, rolinhos, aguarraz, estopa, arame (para prender os pneus, maquita (manuseada por adultos), compressor de ar (opcional), terra vegetal, plantas, enxada, cavador, picareta, pá.
Esta atividade foi desenvolvida no mês de agosto de 2013, com 95 estudantes do 7º ano (quase todos) trabalhando voluntariamente para embelezar a escola. A principio eu esperava menos estudantes, e foi com grata surpresa que foram chegando mais e mais estudantes, até mesmos do turno vespertino (Mariana e seu pai, Vinicius, Vitor, Matheus, entre outros) e a mãe de Felipe (7º A), as professoras Maria do Carmo (Português), Zhara (História), Irê (Artes) e os funcionários  que deram a maior força no serviço pesado.
Dias antes à construção do jardim, trabalhei com alguns estudantes o sistema métrico ao utilizarmos trenas e fitas métricas para tirarmos medidas dos espaços da escola onde colocaríamos o jardim (este trabalho ainda terá continuidade), anotamos e passamos para a segunda fase que foi a motivação para o bem comum e a campanha lixo zero.
Antes e depois.


trabalhando com medidas
 
A escola não funcionou na sexta (23 de agosto) logo seria um ótimo dia para fazer trabalho voluntário e estendemos o trabalho para o sábado. O pai de Mariana juntamente comigo ficou a cargo de orientar a pintura, Professora Maria do Carmo e a mãe de Felipe cuidaram do canteiro da frente, os funcionários Jailson e Edson cortaram pneus e cavaram junto com os meninos, cada grupo de meninos e meninas foram divididos em trabalhos específicos.
O trabalho foi desenvolvido com tanto afinco que os presentes a atividade receberam crédito de 1,0 ponto em matemática e foram avaliados em Artes também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários e ajude a mim e a outros na troca de nossas experiências.