segunda-feira, 7 de outubro de 2013

DOBRADURAS, GEOMETRIA E CULTURA POPULAR.

Fui convidado para desenvolver uma oficina com dobraduras pela direção do Museu Casa do Sertão (UEFS) tendo como foco a nossa cultura, os causos e lendas que por muito tempo faziam parte do imaginário popular. Assim pensei a principio no trabalho com dobraduras que nos remetesse a este tema. Como de costume busquei envolver alguns estudantes nesta empreitada e lancei uma proposta para uma das turmas, aqueles que pudessem trariam algumas dobraduras feitas por eles (as) na aula da segunda-feira próxima e não expliquei o motivo. Duas estudantes Mariana Maia e Rute Andrade, cumpriram a missão e então foram convidadas a apresentarem essas dobraduras durante o curso juntamente comigo, bom vê que elas encaram o desafio, mesmo sabendo que o público seriam de estudantes universitários e funcionários do Museu. Preparei um módulo com receitas de origamis que se adequasse a um caderno interativo que elaborei especialmente para esta ocasião (modelo abaixo).
No dia da oficina Mariana adoeçeu e Rute estava lá logo cedo, trazida por seu irmão, e mais tarde sua mãe também se juntou a nós e dividiu sua experiência com dobraduras; como é bom a participação da família!
O Material  interativo possibilita o professor trabalhar diversas temáticas e também geometria, a medida que cada dobra vai sendo feita podemos evidenciar semelhança, bissetriz, triângulos, retangulos, quadrados, classificação de figuras, entre outros, são conteúdos que podem ser explorados, e foram, durante a manhã de 04 de outubro.
A medida que dobrávamos íamos colando nossas dobraduras no caderno e fazendo a história ficar com nossa cara (abaixo temos exemplos de como ficou o caderno)
Apesar do nervosismo e da timidez, nossa estudante saiu-se muito bem ao ensinar duas das dobraduras que havia preparado para aquela manhã. Saímos de lá contentes e acreditamos que os participantes tiraram bastante proveito.
O caderno abaixo foi feito para imprimir frente e verso e ser grampeado como brochura.







Rute e as participantes da oficina.

caderno de orientações.

Rute ensinando dobraduras

caderno já com algumas colagens.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários e ajude a mim e a outros na troca de nossas experiências.