segunda-feira, 14 de outubro de 2013

OFICINA DIA DAS CRIANÇAS

Todos os anos lembro a meus estudantes a importância de compartilhar conhecimento e neste ano, nós fizemos uma visita aos estudantes do 5º ano de nossa escola (CEB/UEFS) para fazermos jogos de matemática e divertir a turma. Tenho sempre a preocupação de conhecer os estudantes que estarão comigo no ano seguinte e esta é uma forma de conhecermo-nos, ver que a matemática não é esse bicho papão e criar expectativa quando a mudança do fundamental I para o II.
O grupo era composto por Fracielle, Sendy, Pedro Neto, Brenda, Isabelle, Ana Beatriz (todos 7º ano) e eu. Usamos como pretexto a semana das crianças e preparamos alguns dos jogos que o grupo do 7º ano (CEB/UEFS) conhecia: corrida dos números, traquitana de números (postarei no futuro), boliche com números e quebra-cabeças com frações  e fomos desenvolver essas atividades.
Gostaria de salientar o envolvimento do grupo do 7º ano, visto que a atividade valia a elas (ele) a experiência e o saber compartilhado, não valia pontos na disciplina e mesmo assim toparam  fazer esse trabalho voluntário.
As atividades foram desenvolvidas no dia 8 de outubro de 2013 e proporcionamos uma tarde agradável com os pequenos. A medida que os mais rápidos em cálculo se adiantavam nas respostas e ganhavam seus prêmios, nós os incentivamos a dar um presente solidário aos colegas que não conseguiam ter a mesma agilidade ou teve pouca chance de mostrar seus talentos, já que a tarde foi curta.
Voltamos para casa com a satisfação do trabalho bem feito e as (o) estudantes propuseram fazer o mesmo trabalho na escola vizinha (Olga Noemia), logo após combinarmos com a diretora da Unidade. É muito bom perceber o potencial de nossos estudantes e vê-los colocando em prática.
Agradeço novamente aos pais e a diretora Kátia Danielle (CEB/UEFS) pela parceria e as professoras do 5º ano vespertino.
Nossa equipe nesta atividade.


Traquitana de números
Premiação: jogos de matemática de minha autoria

Nossa equipe coordenando as atividades.
Estudantes participando da corrida dos números
 
Comemoração da equipe ganhadora.

Presente solidário.
 
Montagem do quebra-cabeças


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários e ajude a mim e a outros na troca de nossas experiências.