dando continuidade aos jogos que iniciei na semana passada com o 6º ano, exploramos desta vez os discos fracionados em partes de um inteiro à um doze avos (modelo abaixo), onde os estudantes tinham a missão de montar frações equivalentes usando as frações que recortaram.
Nesta atividade eu objetivei trabalhar as noções de frações equivalentes, soma de frações, percepção de quais denominadores carecem de transformação e quais frações (das que eles trabalharam) não teria correspondente ou fração equivalente.
Os materiais utilizados foram: cópia colorida dos discos fracionados, tesoura sem ponta, cola, cartolina, hidrocor, marcador permanente. até o momento utilizamos 4 aulas para desenvolver a parte prática e 3 aulas para tratarmos do conteúdo (simplificações e adição de frações).
A turma se envolveu na atividade e a interação foi muito boa, a medida que começavam a entender como encontrar equações equivalentes, iam criando e me mostrando possibilidades que eram validadas ou não.
Cada equivalência conseguida dava ao grupo 10 pontos, sendo que se as equivalências tivessem uma soma (duas cores na representação, veja FOTO 03) a equipe marca 30 pontos. Ainda terminaremos esta atividade em uma aula na segunda, já que as equipes desejaram usar todos os pedaços possíveis dos discos fracionados.
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FOTO 03 - Observe a parte de baixo do cartaz: um inteiro = sete sétimos = um meio + 2 quintos + um décimo |
Veja os discos que imprimi para serem recortados e colados. A impressão que você vê nas fotos acima foi feita em papel tamanho 4 (aproximadamente meia cartolina)
MODELO DOS DISCOS FRACIONADOS |
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Bom dia!
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho realizado...tomei a liberdade de copiar tua ideia e divulgar no blog que criei para compartilhar com os professores da rede aqui do município!
Amo trabalhar com os discos de fração.
ResponderExcluirparabéns por compartilhar o trabalho.
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