domingo, 21 de setembro de 2014

ABERTO DO CUCA E NOSSA IDA A UEFS

No dia 19 de setembro de 2014, eu, professora Simone, Débora (bibliotecária da escola) e a Professora Kátia (diretora do CEB- UEFS) acompanhamos minhas turmas de 6º (B e D) ano ao Museu Casa do Sertão, localizado na UEFS, para participarmos do Aberto do CUCA (Centro Universitário de Cultura e artes) nas oficinas de isogravuras e construção de maracás com material reciclado. O convite me foi estendido pela Diretora do Museu Cristiana Ramos e foi de pronto aceito.
Como seriam apenas duas oficinas não foi possível levar as 4 turmas minhas, então usamos o critério seguinte: duas turmas iriam para o Aberto e duas iriam para a Feira do livro que ocorrerá esta semana.
Fiquei contente ao ver os meninos e meninas interagindo bem com os instrutores, curiosos por conhecer índios da região de Pernambuco e desmistificarem a ideia de que índio é só na Amazônia, passamos uma manhã trocando experiências e fazendo diversas construções.
Pessoalmente participei da oficina de isogravuras e gostei do resultado do meu aprendizado e quanto aos meninos e meninas, ficaram contentes e acredito que o aprendizado neste dia foi muito significativo. 
curso de isogravuras
 No curso de isogravuras, mostrou-se aos estudantes  um pouco da arte da xilogravura através da utilização de um material mais flexível e de fácil manipulação que é o isopor. Através de desenhos gravados nas pequenas placas de isopor, eles puderam  vivenciar parte do trabalho de um artesão que trabalha  com entalhe e impressão das xilogravuras.
curso de construção de maracás
Já na construção de maracás com material reciclado todos trocaram conhecimento com os monitores indígenas e após contruirem seus innstrumentos, fizeram a dança da chuva em uma grande roda.

ENCONTRO CEB-UEFS E CPM

No dia 20 de setembro de 2014, organizei um encontro para meus(minhas) estudantes dos dois colégios em que trabalho. 
A ideia era proporcionar uma manhã onde entrosamento entre minhas 8 turmas no auditório do Colégio da Polícia Militar - CPM Diva Portela. O encontro teve início as 7:30 com explicações desde o fundamental sobre frações até as operações. Muitos estudantes tiraram dúvidas e lançaram várias perguntas no primeiro momento onde eu explanava do palco e eles(elas) faziam as inferências desejadas. 
Eu imaginava que muitos aceitariam o convite de estudarem durante um sábado pela manhã, porém, o número superou minhas expectativas, pois sabia que a maioria depende da disponibilidade dos pais para os levarem em um dia não letivo.
Tive apoio da direção das escolas, que se fizeram presentes na pessoa professora Lúcia Oliveira (vice-diretora do turno vespertino) a soldado Lessa, também estiveram presentes Luciene (mãe de Luciana) e outras mães e soldado que no futuro postarei seus nomes.

auditório as 7:30 da manhã - atividade não obrigatória
Todos foram incentivados a levarem lanches para fazermos um lanche coletivo, cada um se serviria do que trouxe o do que outros trouxeram foi um sucesso.

Mesa do lanche coletivo - fartura e diversidade

Kauan dando exemplo ao servir os colegas
Obrigado pela ajuda!
 Muitos dos estudantes entenderam a intenção e se integraram com cortesia e acolhimento, ficando a desejar apenas um caso isolado de estranhamento entre os meninos mas que foi sanado numa partida amistosa de futebol com uma garrafa, já que não tinhamos bola.
Integração entre os participantes
No segundo momento modifiquei a programação por conta do espaço que não propiciaria fazer a atividade como pensei (e eu tinha dormido as 1:00 da madrugada para fechar os preparativos para essas atividades), fiz o bingo que havia prometido a muito, desde a 1ª unidade. O  sorteio do bingo foi feito com potências e raízes  quadradas e foi uma festa.
Espero que todos tenham tirado muito proveito desta manhã e que nas próximas avaliações possam se sair muito bem!

turma do CPM puxando gritos de guerra durante o intervalo
Como veem, tenho muito orgulho desses rapazes e moças que escolheram dedicar seu sábado aos estutudos. Logo abaixo segue o convite em forma de folder que foi enviado para casa.
modelo do folder
 


palavras chaves: ensino de matemática, números racionais, frações, encontro com estudantes, aulões, educação matemática.

quarta-feira, 2 de julho de 2014

FIGURAS PLANAS E NÃO PLANAS

 No mês de maio de 2014 eu e meus/minhas estudantes trabalhamos geometria utilizando de atividades lúdicas diversas. Uma delas foi a montagem de sólidos geométricos e de figuras tridimensionais.
A atividade levou cerca de uma semana e meia (6 aulas) e necessitou de papel cartolina, impressão de figuras (em cores ou não), cola e tesoura.
Aproveitamos a semana da Matemática como pretexto para expor as construções feitas pelas estudantes. O que mudou na construção dos sólidos? Bem, primeiro personalizei cada face dos sólidos com as faces do estudantes, recortei várias fotos que já tinha arquivado de atividades anteriores e atribui a cada face um estudante (fiz isso em cada escola), isso facilitou o reconhecimento das faces e despertou a curiosidade dos mesmos sobre como ficaria a montagem com suas fotos.

Planificação dos sólidos com as faces dos estudantes nas duas escolas.
Junto com os sólidos os estudantes ficaram por conta de montar um mascote para cada grupo de 5 estudantes. Esses mascotes seria expostos durante a reunião de pais (CEB UEFS) e na sexta-feira na semana da Matemática (CPM).
Construção de mascotes utilizando papercraft CEB e CPM.
 A exposição das construções não valeu pontos na disciplina, contou como exercício e serviu como preparação para a avaliação que aconteceu mais a frente.
 Exposição das produções.


 Levei para a escola algumas das figuras que montei em casa para motivá-los e deu certo. Até hoje eles me pedem modelos para fazer em casa. Para outros modelos acesse http://www.papercraftmuseum.com/museum, http://cp.c-ij.com/en ou  http://pepakurabr.blogspot.com.br/ que têm vários modelos de construção de papel com formas tridimensionais e sólidos geométricos.
Meus primeiros modelos em papercraft.


palavras-chaves - educação matemática, sólidos geométricos, matemática e ludicidade.











terça-feira, 22 de abril de 2014

BLOG MATEMÁTICA - VALE A PENA ESTUDAR

Recentemente tive a grata satisfação de saber que uma das estudantes (Aissa Souza, 6º ano CEB) criou um blog para divulgar o gosto pela matemática. Durante aula ela divulgou para os colegas que o blog já encontrava-se no ar e como eles poderiam acessá-lo.
É interessante que a ideia partiu dela mesma e me deixou muito orgulhoso, muito mais ainda quando visitei e verifiquei o nível de organização e a presença dos temas que estamos estudando em sala de aula.
Coloquei o link do blog dela ao lado para que possam visitar e indicar para seus estudantes.
Como é bom ver jovens talentos despontando no campo do conhecimento matemático, aproveito para agradecer a sua família pelo apoio e incentivo dados a essa brilhante estudante.
Aproveito para convidá-los a fazer uma visita ao blog Matemática - vale a pena estudar e se deliciar com as postagens de nossa pequena mestra sobre numeração egípcia, romana e dúvidas sobre as operações fundamentais.

Aissa Souza, atividade com o ábaco 2014


AULÕES

Olá colegas,

No último dia 12 de abril de 2014, após a avaliação de Língua Portuguesa, os(as) estudantes foram convidados(as) a ficarem por mais 2 horas (no CEB) para ter um aulão, com todas as quatro turmas do 6º ano, aula esta de caráter opcional.
A ideia era que os interessados pudessem ficar mais um pouco e esclarecessem suas dúvidas sobre as operações fundamentais, as listas de exercícios, questões que mais causaram dúvidas, entre outros.
A proposta foi feita tanto na escola do município como na do estado, mudando um pouco na do estado que teve de ser dividida em mais de um dia e com duas turmas por vez, devido a espaço e transporte escolar.
As duas experiências foram bastante enriquecedoras, os(as) estudantes corresponderam em grande número e tivemos que utilizar o pátio da escola para acomodar todos os que quiseram estar presentes. Como não eram obrigados a estar, os que ficaram tiveram comportamento exemplar e se propuseram a ir ao quadro e esclarecer várias dúvidas, inclusive discutimos o porquê de muitos(as) estudantes ficam acanhados em fazer perguntas.
Essa experiência já faço a alguns anos e percebo a turma empolgada pela característica da aula que reúne colegas seus de outras classes e onde a interação é constante. Alguns ficam pela necessidade na disciplina, pelo professor, por orientação dos pais, para ver como é, etc, o importante é que estão ali para mais este momento de interação e puderam exercer sua vontade de estar presente.
As premissas básicas para os aulões são: o desejo de aprender mais conhecimento, autonomia na própria aprendizagem e autoformação. Ninguém é excluído, porém, ninguém é forçado a estar presente.
Abaixo duas montagens com estudantes de 2013 e 2012, em um dos momentos de aulas extras.
É um privilégio estar na companhia de jovens tão empolgados em aprender!
estudantes 7º ano, 2012, estudando no contra turno


estudantes das duas escolas nos aulões 2013


segunda-feira, 14 de abril de 2014

CARTÃO DE ACOMPANHAMENTO E QUALITATIVO

Nathalia estudante CPM - Diva Portela - 2014
 Como estratégia para acompanhar e o desenvolvimento do(a) estudante tenho usado com sucesso o cartão de acompanhamento de estudante que tem me ajudado a atribuir o ponto qualitativo aos estudantes.
Em que consiste? No início de cada Unidade letiva, eu coloco a disposição do(a) estudante um cartão impresso em papel cartolina com todas as atividades previstas para a unidade, a cada atividade feita ele(ela) recebe um adesivo indicando seu progresso. Caso o(a) estudante faça somente respostas e cálculos recebe o adesivo vermelho, caso faça a atividade com perguntas, respostas e cáculos recebe o adesivo dourado e caso não faça recebe o de não fez tarefa.
Ainda há os adesivos de: "participou no quadro" que é dado quando o(a) estudante vai ao quadro apresentar alguma solução de exercício, "esclareceu dúvida" que é dado quando o(a) estudante faz uma pergunta pertinente sobre o assunto em pauta ou sobre a matemática, "ajudou no crescimento da turma" que distribuo quando é feito um cartaz ou atividade não obrigatória e que ajude a desenvolver o espírito de estudo e pesquisa da turma e "arrasou na avaliação" quando o(a) estudante fica próximo(a) ou fecha uma avaliação.

É interessante que muitas vezes tenho que conter a ansiedade de meus(minhas) estudantes pelos adesivos, muitos querem ir ao quadro, fazer atividades antes de serem solicitadas, perguntar e tirar suas dúvidas e o mais importante: ter um espírito empolgado para as aulas de matemática.
Alguns estudantes(ver fotos) conseguiram chegar ao final dos exercícios antes mesmo do final da unidade e das explicações do conteúdo, o combinado com eles é que façam apenas se estiverem entendendo, caso contrário, eles podem copiar e esperar as aulas para fazerem ou pedirem ajuda aos pais e amigos mais velhos, o que geralmente acontece e é bom!
Esta estratégia tem rendido bons frutos já que observo uma melhora nas notas dos mais empenhados, os mais despreocupados se contagiam com o empenho dos outros, eles sempre procuram algo a mais para fazer e apresentar mesmo não valendo nota, houve uma queda de rendimento nas turmas de 2013 no período em que não pude acompanhá-los com os adesivos, matemática tornou-se algo muito divertido e aguardado pelas turmas.
João, Haylana e Ingrid Nayra estudantes do CEB - 2014
alguns estudantes no resolvendo problemas - 2014


Seguem os modelos que tenho adotado com as turmas.

Modelo cartão de acompanhamento
modelo dos adesivos, todos baseados na minha caricatura

quinta-feira, 3 de abril de 2014

MOMENTO TIRA DÚVIDAS

Refletindo um pouco sobre a necessidade de acompanhar o crescimento dos(as) estudantes no decorrer do ano, elaborei um pequeno papel de carta que irei imprimir e distribuir com todos os que quiserem tirar dúvidas.
A ideia surgiu após uma estudante do 6º ano (Mel, 6º ano CEB) se propor a fazer uma caixa para serem depositadas as dúvidas dos colegas. Adiei a ideia devido a diversos fatores, porém, após perceber que na escola do estado muitos estudantes enviavam bilhetes para mim falando das aulas e expondo suas dúvidas, decidi facilitar a comunicação, em especial com os mais tímidos, e ao mesmo tempo incentivar a escrita e a leitura.
Farei o uso da caixa de dúvidas nas duas unidades de ensino(Estadual e Municipal), onde estou atuando este ano com o 6º ano, e espero em breve poder ter muitos relatos para vocês.
Segue abaixo modelo do papel de carta que elaborei, caso queira ajudar-me a aprimorar esta atividade envie sugestões e postem comentários.


P.S.: Fiz também uma versão cor de rosa para esta atividade, caso queira o arquivo é só enviar um email para prof.crist@hotmail.com, esta formatada para três papeis de carta em uma folha de A4.


Palavras-chaves: Educação Matemática, Matemática, Leitura e escrita em Matemática, Dúvidas em Matemáticas.

Próxima postagem: Ficha de acompanhamento de exercícios.

terça-feira, 4 de março de 2014

ESCRITA E LEITURA DE NÚMEROS

Olá Colegas,

A próxima atividade que irei postar ainda será aplicada na próxima semana, por isso aceito sugestões de como torná-la melhor.
A ideia é trabalhar com escrita e leitura de números usando como pano de fundo dois temas atuais: as pirâmides financeiras e a copa do mundo, traçando uma discussão sobre essas temáticas e partindo para a exploração dos números que surgem neste contexto.
Uma primeira ideia é dividir os estudantes em grupos de no máximo 5 pessoas e fazer com que eles discutam e expressem suas opiniões a respeito dos temas. Em seguida, construiremos as atividade a partir das solicitações que cada uma requer.
Provavelmente os grupos terão temáticas diferentes o que propiciará a solicitação de uma pesquisa sobre o tema (como tarefa extra, não obrigatória) que poderá ser relatada em outra aula.
após a apresentação de cada grupo montaremos um painel informativo para o restante da escola.
As atividades serão impressas em folha tamanho A3 e será necessário levar fita adesiva e hidrocor para a escrita dos números.
 É importante salientar que neste ponto o estudante possa ser capaz de diferenciar as classes e ordens do nosso sistema de numeração e esta atividade trabalha com números grandes o que facilita a passagem por várias classes decimais.

cartaz Pirâmides financeiras
cartaz gastos da copa
palavras-chaves: Sistema de numeração decimal; Escrita de números; leitura de números; educação matemática; copa do mundo; pirâmide financeira.

SISTEMA DE NUMERAÇÃO EGÍPICIO E ROMANO



Olá Colegas,
Aproveito para postar cartazes que confeccionei recentemente ao revisar sistema de numeração com  os 6º anos com os quais tenho trabalhado este ano.
A atividade foi desenvolvida distribuindo um cartaz por grupo de 5 pessoas e uma folha impressa com as cifras ou símbolos que representam números no sistema romano e egípcio. Os estudantes tinham que procurar as informações contidas nos cartazes e representar usando o sistema solicitado. 
A princípio fiz impressão de adesivos para tentar tornar a atividade mais divertida, porém houve desperdício, daí adaptei para a versão impressa em papel comum A4. O cartaz fiz em tamanho de meia cartolina, impresso na impressora hp 8600.
A turma da escola do município respondeu o cartaz de sistema egípcio em cerca de 30 minutos e não trabalhamos o de sistema romano, o qual espero aplicar na escola do estado.
Seguem os modelos confeccionados que podem ser baixados e impressos, se tiverem dificuldades em conseguir impressão tamanho grande, entre em contato (prof.crist@hotmail.com)
cartaz Sistema de numeração Egípcia

Símbolos usados na numeração egípcia
Cartaz Sistema de numeração Romana



cartela com cifras romanas
Tentando construir os resultados

 
Estudantes mostrando resultado parcial do cartaz.



Palavras-chaves: Sistema de numeração; numeração romana; numeração egípcia; educação matemática; atividades de matemática; cartazes com sistema de numeração.







quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

NOVAS POSTAGENS

Olá colegas,

A partir deste final de semana voltarei a fazer postagens constantes. Me dei um tempo para aliviar a carga de trabalho e efetuar bem  o fechamento do ano letivo. Assim, não deixarei de fazer as postagens referentes a conclusão do ano letivo de 2013 que foi concluido no final de janeiro de 2014, como farei postagens sobre as experiências do ano letivo  de 2014.

Aguardem só mais um pouquinho.

Cristiano dos Santos
12 de fevereiro de 2014